é um mal que se abate sobre nós, comunidade feminina eseana, e que dá pelo nome de síndrome pré-menstrual, tensão pré-menstrual ou até mesmo «terror pré-menstrual». ocorreu-me fazer qualquer coisa útil por nós, miúdas disfóricas, porque estas crises que nos assolam nos dias que precedem a chegada da menstruação - essa jóia - andam a tornar-se insuportáveis.
cada qual canta como lhe ajuda a garganta, vulgo é facilmente identificada a diversidade de demostrações gratuitas de mau humor e indelicadeza durante este maravilhoso período do mês.
- depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos; (ai!)
- ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
- fraqueza afectiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição; (bem dizia ontem a sissi que lhe estava a dar para a tristeza. mais um bocado e entrava-me em prantos naquele antro)
- raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais; (é por isto que eu rezo para que as apresentações dos trabalhos não coincidam com o período que precede os jogos em casa do benfica - ok, não utilizei esta expressão)
- diminuição do interesse pelas atividades habituais;
- sensação de dificuldade de concentração;
- cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
- acentuada alteração do apetite; (é.)
- distúrbios do sono;
- sensação de estar fora do próprio controle;
- inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada; (não vou fazer referências a este ponto, os convívios durante o almoço não deixam quaisquer dúvidas)
- dor de cabeça; (ódass)
- dores musculares;
- ganho de peso ou sensação de inchaço; (só durante a tpm?)
e assim como quem não tem mesmo nada melhor com que ocupar o tempo, há sempre a hipótese de saber qual o tipo de tpm que afecta a nossa vidinha durante uns dias e a torna num inferno - à nossa e à dos que, coitadinhos, têm que conviver connosco.
http://boaforma.abril.ig.com.br/edicoes/206/fechado/Saude/conteudo_189.shtml
1 comentário:
VIVA A TPM! VIVA!
Enviar um comentário