3.30.2007

Moi Rodzine - Ana

Ja jestem Ana e ja mam dwadescia lat. Jestem panna. Ja nie mam rodzestswa, ja jestem jedynaczka.
Moja mama nazywa sie Lídia. Ona ma czterdiesci osiem lat. Ona jest geografem.
Moj tata nazywa sie Orlando i jest architectem. On ma czterdiesci siedem lat.
Ja mam cztery dziadkow: dwie babka e dwoch djadadkow.
Moje babcie nazewaje sie Lourdes e Celeste. Moi dziadkowie nazewaje sie Óscar e Fernando. Oni sa emerytami.
Moja babcia Lourdes ma szescdziasiat osiem lat i jest zonay mojego dziadka Óscar. Oni sa rodziciani mojego taty. Moj dziadek Óscar ma siedemdziesiat trzy lata.
Babcia Celeste i dziadek Fernando sa rodziciani mojej mamy. Oni maja siedemdziesiat osiem lat.
Ja mam jednego psa. On ma na imie Toy i ma dsiesiec lat.
Ja mam jednego rybe. On ma na imie Peixinho Dourado.

Moi Rodzina - Retinha

Ja nazymam sie Rita. Ja mam dziewietnasci lat. Ja studiuje Pedagogika e jestem panna.
Ja ucze sie jenzika polskiego z Polska, ale ja mówie troche po polsku. Ja mówie doskonale po portugalsku poniewaz ja jestem portugalka. Ja mówie tak sobie po angielsku, po francusku i po hiszpansku.
Teraz ja mieszkam w Lublinie, ale ja mieszkam w Lisbonie, w Portugalii.
Moja rodzina jest liczna.
Moja matka nazywa sie Margarida. Ona ma piecdziesiat osiem lat e jest sprzedawczycia.
Mój ójciec ma na imie Salvador de Oliveira. On ma szescdziasiat szesc lat i jest emerytem.
Ja mam dwóch braci. Oni nazywaja sie Paulo i Fernando. Oni maja czterdziesci dwa lata i tzyrdziesci osiem lat. Oni sa inzyriearmi.
Moje siostra nazywaja sie Lúcia i Cristina. Oni maja czterdziesci jeden lat i tzyrdzie cztery lata. One sa nauczycielkani.
Teraz ja nie mam dziodkowie, oni nie zyje, ale maja na imie Pompeu, João, Maria i Otilia.
Ja mam jeden ryba: ona nasywa sie Peixinho Dourado.

3.28.2007

Parabéns, Parabéns, hoje é o teu dia, que dia mais feliz!

Agradeçam ao Senhor por terem umas amigas conferencistas.

Atentem nos nosso nomes, na página principal do site do Instituto Camões, aqui em Lublin, onde demos essa magnífica conferência sobre as tradições da Páscoa na Portugalia!


Para mais informações: www.camoes.umcs.lublin.pl

3.27.2007

esse coração oculto
no teu peito escondido
nada mais encobre
que um desapego fingido






Enquanto fazia este poema para ti, minha Sisses, a Rita não parou de me insultar com frases do género "Tu és demente", "Isso é doença" ou mesmo "Tu tens queda, não tens é onde cair".

3.23.2007

Previsão: Céu "Nevuloso" (é, muito nevuloso mesmo)

Máxima 7°
Minima 3°

Humidade: 79%

Vento: Este/26 km/h
Visibilidade: 15.00 km
Punto di condensazione:4° (é sempre bom saber)

Estejam informadas, que nós também. Essa era a previsão para hoje (note-se que também choveu e eles não previram).
Mas continuemos, que as previsões não ficam por aqui.


sab: Parcialmente nuvoloso; Máxima 11 - Mínima 2
dom: Parcialmente nuvoloso;
Máxima 11 - Mínima 2
seg: Solinho;
Máxima 12 - Mínima 1
ter: Parcialmente nuvoloso;
Máxima 11 - Mínima 1

Primavera (hei-de aprender como isto se diz em polaco)







A Primavera chegou, mas ninguém deu por isso (à excepção dos que faltaram às aulas nesse bendito dia). Nada melhor que um nevão às 3 da manhã para celebrar essa magnífica estação, quiçá uma semana de chuva incessante. É a Polska.

3.20.2007

Animem-se criaturas de Deus, a Primavera chegou

Apesar do frio incessante, da chuva e do Inverno que promete nao acabar tao cedo, estamos consideravelmente mais felizes hoje, uma vez que no calendario polaco se celebra a chegada da Primavera. Nao tivemos aulas (apesar de termos acordado cedissimo e termos passeado os nossos corpinhos cheios de sono ate ao centro da cidade, o que e sempre uma animacao). Aguardamos ansiosamente a chegada do Verao e todas as outras celebracoes que por ca se farao. Boa Primavera para voces tambem, caros amigos! (saiba-se que mudei consideravelmente o meu conceito de Primavera e de tudo o que dai podera advir)

Filipa (L) Estas mariquices, benza Deus.



Está frio e eu já estou um bocadinho farta. Vocês andam armadas em piegas e, sinceramente, isso também já me anda a fartar.
Faz de conta que aqui não está a chover desde sábado e que nem está frio nem nada. Escusam de comunicar que aí está sol, que já vão à praia e que até se bronzeiam, eu sei que sim. Aliás, e para verem o quão bem informada ando, até vos digo que houve uma ligeira descida de temperatura ontem, segunda-feira, depois do magnífico e solarengo fim-de-semana.
Também foi por isso que resolvi escolher esta beleza desta fotografia (e que bem que eu fiquei): enquanto olho para ela sempre me distraio, enquanto olho para este portátil que não me serve absolutamente para nada, sempre tiro os olhos da janela e do magnífico e cinzento céu, almost csarny (vulgo preto) que me tem dado ainda mais alento nestes últimos dias. Haja Deus (e há-de haver, por certo).
Ora então, Filipa, que fizeste um choradinho porque toda a santa alminha tem um espacinho neste blog e tu não (agora não se ponham todas com merdas a pedir dedicatórias e coisas do género, que se torna abusivo e eu não estou para isso). Digo-te, desde já, que ponderei satisfazer esse teu pedido. E perguntas tu "Porquê?". Se disser anilha, se citar o CARINO, quiçá até os corações… acho que já estás elucidada. Mas eu desculpo, tudo isso advém do estado de pieguice extrema a que estás sujeita e das companhias que tens agora que eu já aí não estou.
Caras amigas, aproveito para deixar uma Nota Final (não era uma Nota Introdutória, amiga Sisses, a contrário do que seria de esperar):
Eu sei que gostavam muito de fazer o Erasmus (até parece fazer o amor) para o ano e as candidaturas devem estar a começar, por isso, e como amiga que sou, aqui fica o meu conselho: Ricas filhas, façam Erasmus, candidatem-se para todos os sítios possíveis e imaginários, mas não para aqui. "Quem te avisa teu amigo é".

3.19.2007

Estamos na Quaresma, que e altura de Sacrificio

Achei por bem escrever aqui qualquer coisinha acerca da quadra que se aproxima. Temos passado mal por causa da Quaresma, ao contrario desta gente, que ja se deve ter esquecido, ha muito, do que e este tempo antes da Pascoa (ate carne comem a sexta-feira, que pecado). Adiante. Foi-nos pedido um trabalho, vulgo apresentacao em Powerpoint (ui, ca bom) acerca da nossa rica escolinha denomidada ESELX e, adivinhem... das tradicoes da Pascoa em Portugal. Vai ser um longo trabalho de pesquisa porque nao nos ocorre nada para alem do bendito Folar de Ovos, quica Amendoas ou Ovos de Chocolate.
Desabafos a parte, fomos elucidades acerca de umas quantas tradicoes pascais da Polska. Ora portanto ou, a boa maneira eseana, "entao e assim": estas almas vao a igreja acompanhadas por um cestinho que tem no seu interior, nada mais nada menos, que uma bela fatiazinha de pao com margarina (que aqui nao se come manteiga no pao, come-se margarina, e nao estou a brincar). A fatiazinha, depois de benzida ou molhadinha com Agua Benta, e dividida por toda a famelga e e o pequeno almoco do domingo de Pascoa. Suponho que devem passar uma fomeca desgracada, mas e uma refeicao sagrada.
Esperamos ansiosamente que nos ajudem, dando-nos a conhecer tradicoes pascais dessas terras onde residem (por exeplo: A Pascoa na Paroquia do Bau-Bau, a Pascoa em GAFT, A Pascoa nos Bombeiros voluntarios de Alges).

3.15.2007

UWAGA

Silvia, minha rica filha, o que e que se passa contigo, criatura de Deus? Ja nao es aquele coracao de pedra, aquela besta dotada de um cofre com quem posso competir em questoes de mau humor. Agora estas uma piegas, das carinhos a essas estupidas e choras por mim e pela Rita durante a noite.
Disse e volto a repetir, essas miudas andam a dar-te a volta a cabeca. Tem cuidado!

3.12.2007

Nao estejas triste, Marinaz

Nos somos tuas amigas e gostamos muito de ti (nao somos como a Cabra Dissimulada da Silvia). Se nao postei uma fotografia tua foi porque nao quis estragar a imagem de moca bonita que as pessoas tem de ti, mas ja que insistes...
A Carloteta ficou bonita, mas ela e uma espanholita gira e outra coisa nao seria de esperar (tomem-me conta da miuda).



Chama-me Fafy, chama-me nomes!


Ja ninguem fala das tuas mamocas, meu amor, e ja ninguem te oferece beijinhos como os meus!

3.10.2007

Anormalidades?

A Despedida

Ao contrario do que se pode supor, atraves do blog da minha Sisses, nao foi so baba e ranho. Houve um jantarinho bem bom, organizado pelas novas polaquinhas! Como so nos e que temos as fotografias (a maquina da Teresa entrou, de novo, em coma alcoolico), achei por bem "postar" umas quantas, para verem como ficaram bonitas!






3.05.2007

Pedido Oficial de Desculpas



Sisses
, volta e perdoa-nos, por favor!





Deus Nosso Senhor ha-de ficar orgulhoso de ti e ha-de guardar-te um lugarzinho no ceu (que o perdao e uma coisa importante e faz a pessoa ser melhor).

Esta aberto o concurso

Consta que adquirimos um novo companheiro para nos acompanhar na nossa jornada na Polska. O animal ainda nao tem nome, sendo intitulado de "Peixinho Dourado", o que nao abona muito a favor do bicho.

Pedimos portanto que nos enviem sugestoes de nomes para que o baptismo seja feito.
Para facilitar, posto fotografia do dito cujo (o animal tem que ter um nome adequado a sua carinha, nao lhe vao chamar Malaquias ou Ambrosio, por favor).





p.s.: pedimos que sejam rapidas no envio das vossas sugestoes, que qualquer dia o animal falece-nos e depois e uma chatice (ja se sabe que os seres nao baptizados nao vao para o ceu - e tambem essa uma das razoes que me levam a mim, Nonas, a roubar: nao sou baptizada, de qualquer maneira ja tenho o Inferno garantido)

SPLUNKS

Consta que fizemos uma grande mudanca ao sitio onde vivemos de ha 3 semanas a esta parte. Sitio, sim, que aquilo nao se parece com nada. Ou nao se parecia, va, que agora esta que e uma beleza.

Ora entao, sai a pessoa de casa com uns quantos graus negativos e vai as compras, abastecer-se de material de limpeza, vulgo Cif, vassoura, pa e outros artigos do genero. Ainda encontra pelo caminho uns papparazzi (que tambem existem aqui na Polska) que a fotografam com o material de limpeza. Querem confundir a pessoa com empregadas ucranianas, e o que e, mas as minhas feicoes nao sao semelhantes as destas panis (pani e senhora ou menina ou o raio que as parta).



Volta entrentanto a pessoa para casa, cansada de carregar tanta tralha, e comeca a limpeza. Avental posto, pano do po ao ombro e lencinho na cabeca (nao va o Diabo tece-las e o po estragar as nossas delicadas cabeleiras) e eis que o Splunks se comeca a parecer com um sitio habitavel. Armarios desmanchados (e rombos), jornais colados na parede, flores, velas (de igreja, que sao as unicas que se encontram por aqui, como seria de esperar), tapetes e individuais... ficou que foi uma joia.



Fizemos daquele o melhor quarto.



As caminhas com os edredons dos cisnes que voam, que e a coisa mais linda que ja me aqueceu (a mim e a Rita, de certeza).



Os armarios, arrumados segundo criterios (cores ou tipos). As portinhas ainda vao ser forradinhas com jornal... vao ficar um mimo.


Pormenor da mesa de cabeceira, essa furniture linda que desencantamos de cima de outro armario, com um candeeiro do tempo da guerra (de certeza que andou por la e levou com algum balazio, tal e o seu estado de decomposicao).


O orgulho da Retinha: a parede forradinha com jornal. Ja nao chegava ter colado aquela merda com cola UHU versao polaca na parede, ainda foi roubar espelhos as outras casa de banho para pendurar na parede (com pregos que, va, roubamos no supermercado).
Atente-se no tom rosado do tapete que adquirimos, que combina na perfeicao com a almofada do nosso sofa!


Nao temos moral para gozar com mais ninguem. Compramos papel esponja e eu, Nonas, dei-me ao trabalho de criar este quadro para pormos os nossos brincos (a moldura e de um outro espelho que roubamos outrora, mas que se partiu - idolatrando os 7 anos de azar que vou ter!).


O cantinho mais bonito. Pregamos uns pregos (dos que roubamos) na parede, compramos a flor roxa que combina com as velas, forramos as portas com jornal tambem e eis que surgiu o melhor cantinho do melhor quartinho da residencia IKAR.
Este movel foi dividido ao meio (irmamente, como Deus nos ensinou). Metade ficou no quarto e metade pusemos na casa de banho, ate porque e muito mais confortavel a pessoa lavar os dentes sentadinha. As senhoras da residencia nao acharam muita piada (nao regem a sua vida pelos principios da partilha, la esta) e parece que vamos ter que reaver o movel para o nosso quartinho.

3.03.2007

Para quem perdeu a da segunda circular...




... ha a de Alges, ou Miraflores (a Teresa esclarece).


Pois e, nao existem registos da viagem da segunda circular (ou existem, mas nao os trouxe), mas existem estes, maravilhosos retratos dum jantar que foi um mimo.
Nonas, Sisses e Fafy passearam os seus corpinhos com estas lindas indumentarias por um qualquer restaurante tete la para as zonas da Tresinha, enquanto a Carina, a Retinha e a Teresa (receosa de encontrar um qualquer seu amigo) passaram esses momentos muito envergonhadas.

Carnaval antecipado


3.01.2007

Para que se saiba

Somos nos, Nonas e Retinha, a verdadeira causa de tristeza da Sisses, essa miuda com mania que e forte e que nao tem coracao (tem um cofre que sera pontapeado, mas nao vou fazer mais referencias a isso).
E por nos que ela chora a noite, e por nos que ela posta no blog que criou (tambem para nos, la esta). E por nos que ela reza (para que regressemos depressa para a sua beira) e tudoo resto que agora se me olvidou.
Estou de mau humor hoje (em homenagem a Sisses!) portanto nao me vou alongar mais.
p.s.: o Guia de Sobrevivencia esta em construcao, assim como Teses que estamos a elaborar acerca dos mais variados temas que, mais tarde, vos chegarao as maos.

A terceira e de vez

Parece que sim. A terceira semana, foi de vez. Temos que nos conformar com o quartinho que temos, e agradecer a Deus por Ele nos ter arranjado um sitiozinho para ficar a dormir, caso contrario ja tinhamos morrido geladas debaixo de uma qualquer ponte polaca, quica ate dentro do aeroporto.
Estamos a dar uma arrumacaozinha ao Splunks e fazer dele o melhor quarto (tal como a melhor placa ou, mais recentemente, a melhor porta do armario - que nao fui eu que fiz).