5.28.2007

Polskateiras


É este o novo conceito que enche os nossos corações de felicidade. Porque, finalmente, temos uma palavra para definir o nosso estado de emigrantes num país onde fazer Erasmus não podia ser mais diferente, vá.

Agradeço desde já à Marcinha por nos ter brindado com esta maravilha - quiçá à Sobieski e a tudo o mais que abrilhantou a jantarada de bacalhau e nos fez ficar ainda mais animadas e capazes de formular novos conceitos acerca da nossa identidade.

Pois então, resume-se a Polskateira à pessoa emigrada na Polónia - não é na França ou no Luxemburgo, mas soa igualmente bem: ora imagine-se a senhora minha mãe na Praça da Alegria a "mandar beijinhos para a filha que está emigrada na Polska". É bonito ou não é? - a propósito, a Polskateira sabe, de cor e salteado, o que é realmente "bonito, bonito".

Se é emigrante, canta músicas do emigrante. Não o "Postal dos Correios", que a Rita diz ser apropriada, mas todas as do grande Tony Carreira - também ele um emigrante tuga -, ou mesmo as do Quim, para animar os momentos de depressão.

A Polskateira grita no meio da rua como se estivesse na Tugalia - esse cantinho à beira mar plantado, pelo qual nutrimos tantas saudades -, salta e dança sem parar. Bebe até ficar a "cantar o tiro liro" e monta-se às cavalitas de qualquer cavalheiro polaco que, gentilmente, ofereça boleia.


4 comentários:

Sílvia disse...

Isso da polskateira nao-sei-que nao percebi, ou melhor, percebi. É um modo de estar na Polska como quem está na Tugalia. Já toda a gente tinha notado as semelhanças...

O que eu não queria mesmo deixar de frisar é essa fotografia. Pronto aquelas duas meninas tugas na polska são/tão giras... agora vocês... bem, a rita, vá, não é a sua melhor foto, mas ok. agora a ana...ó minha ave rara atao vens me chatear por causa de uma fotografia qq que eu tenho de ti nesse grande icone que é o "Blog da vossa ausencia" e depois
postas-te nesse estado?! (Atenção ao "postas-te" que é mais uma maravilha da gramática!)

Turma 1.º B disse...

Eu por mim, acho que está bonita.

Anónimo disse...

eu acho que isso é inchaxo do alcool.
(e eu a dizer que qualquer dia já ouviam o quim... deus meu, já ouvem! diz que o que é bom é pa se ouvir.)

Turma 1.º B disse...

ai que riquinha. que ar de felicidade por estares as cavalitas do senhor que nos fala das estrelas e nos diz que somos bonitas.